quinta-feira, 28 de maio de 2009

Velho resguardo da cozinha

A casa que estava no local tinha mais de 100 anos. Não sabemos ao certos quantos mais anos, mas estava para lá do primeiro século de vida.

Segundo parece, era tradição e regra colocar na chaminé da cozinha uma madeira a fazer o resguardo do beiral. Esta foto foi tirada quando a casa ainda estava de pé:

Pensámos em aproveitar aquela madeira para colocar algures na nossa casa, preservando assim um pouco das estórias que já se passaram neste local. Contudo, tínhamos a impressão que o mesmo estaria pobre, devido à idade e à exposição a humidades durante vários invernos.

Qual não foi o nosso espanto quando a casa foi demolida, ficou de fora!!! :) As primeiras impressões eram boas, poderia ter sido um golpe de sorte e não se partiu. Ou poderia estar partido na parte soterrada...
Nada disso, está de boa saúde, tanto que deu imenso trabalho arrastá-lo dali para um local onde não fosse destruído durante as fases de escavação.



Este é o aspecto dele. Após um século de utilização numa chaminé, mais umas dezenas de anos que a árvore deveria ter, será de novo aplicado a uma chaminé. Desta vez, da churrasqueira! Estávamos a fazer os primeiros ensaios... parece que foi feito para os 186 cms que esta parede tem :):)





Sem comentários: