terça-feira, 3 de março de 2009

Preparação do tecto do piso térreo

O trabalho da semana passada correu como planeado. Todo o piso térreo e os pilares que irão suportar o tecto, foram montados em tempo utíl, ficando a secar durante o fim de semana.

Ainda se falou em "regar" toda a placa caso estivesse calor no fim de semana, contudo tivemos uma ajuda. O tempo esteve húmido e choveu bem no domingo, o que garantiu água para o betão secar. Segundo os entendidos, é bom isso acontecer que evita rachadelas e secagens muito rápidas.

Tivemos que olhar para o projecto com olhos de ver e resolver algumas coisas... A área útil no sótão será mais reduzida do que pensávamos, o que elimina por completo a possibilidade de fazer o mesanino... :(:(:(


Assim, o trabalho nesta semana concentrou-se em montar toda a cofragem para suportar a placa maciça que irá constituir o tecto do piso térro.




Resolvemos igualmente a questão dos algeirozes, que tinham sido mal projectos.

O indicador real de inclinação de um algeiroz, indica que deve haver um declive de 1 cm (altura) por cada 1 metro (comprimento). Por acção da gravidade a água irá escorrer para o local mais baixo.
Assim, para uma das placas que nós temos, que tem 12 metros, iria necessitar de um declive de 12 cms. Mesmo que este valor fosse arrendondado para 10 cms, seria incorrecto abrir este algeiroz numa placa com 20 cms de espessura.
A resolução passa por dividir esses 12 metros, colocando o ponto do algeiroz ao centro. Isto trouxe outro problema, que sera o de escoamento de "metade" do algeiroz. A solução irá passar pelo pilar esquerdo da foto abaixo...

Esta cofragem irá receber uma placa suspensa. Com cerca de 2,5m por 4m, irei tentar obter imagens da armação de ferro que será feita.
Fica por cima da varanda dos jantares :)

2 comentários:

J. "Nuno" Gomes disse...

E então onde estão as barreiras de protecção?? Atenção à segurança numa obra e cuidado com os acidentes... Boa sorte!
J.

Unknown disse...

Ver uma obra evoluir, é realmente fantástico! Parabéns