Já se vê a primeira parede!!!!!
Nesta fase é possível ver a construção a avançar de dia para dia. A rotina é trabalhar o ferro, fazer as cofragens e encher tudo...
Quando seca, desmancha-se e volta-se ao inicio.
O piso inferior começa a ganhar forma, a entrada já está bem definida e os pilares que irão suportar a varanda do primeiro piso já se notam.
Com a evolução que esta fase tem, começa-se a pensar noutras coisas. Existe uma área considerável entre a parede que está a ser feita e o terreno. Temos verificado que nesta zona aparece água, proveniente da grande pedra que está no terreno. Este é um dos pontos a ter em atenção numa fase futura. O isolamento desta parte é muito importante, visando eliminar humidades ascendentes nas paredes interiores.
Toda a área deve ser circundada com uma canalização drenante, as áreas em contacto com o solo uma membrana (manta de pitõns) e pedra/brita. Vai ser preciso muito material para encher este espaço, que afinal revelou escavação a mais...
Nestes dias, começamos a reparar que algures vão aparecendo materiais desperdiçados. Este é um factor muitas vezes não tido em conta por quem endereça a gestão de toda a construção, efectuando a tal "administração directa".
Quando existe um orçamentista profissional a fazer as contas ao material, os valores de desperdícios são algo do tipo:
Ferro - 18%
Betão - 10% do volume
Tijolo - 8%
Telha - 8 a 20%