terça-feira, 13 de janeiro de 2009

Ao 2º dia de Escavação...

Apareceu a primeira pedra no sapato!


As marcações do terreno estavam efectuadas e na segunda-feira era dia de iniciar a escavação. Para iniciar a escavação seria necessário proceder à preparação de um local para os camiões serem carregados e espaço de manobra para a máquina.



Durante o dia houve uma agitação grande no local da obra. De um lado procedia-se à escavação e ao movimento dos camiões, no outro os vizinhos iam trocando impressões, tentando adivinhar o que se passava :)



No dia de hoje, apareceram os primeiros problemas. Uma laje de pedra, com uma dimensão e dureza considerável!





Foi necessário alterar a máquina e mandar vir o martelo. Ia-se fazer barulho. Após algumas horas de tic-tac na dura laje, estavam soltas as primeiras lascas.




Vamos ver o que o dia de amanhã reserva, visto ainda haver bastante pedra para partir... :(

segunda-feira, 12 de janeiro de 2009

Marcação do terreno

Após a demolição da habitação, procedeu-se à marcação do terreno. Esta marcação é fundamental, para a fase que se segue, que é a escavação!


A marcação é efectuada com base na planta de implementação. Pela primeira vez começa-se a ter uma noção da localização da casa. :)


Esta foto retrata os pontos por onde é a suposta entrada do terreno... ainda vai dar trabalho, esta parte... Fica numa zona com um declive grande, a evitar! Vamos ver como se consegue dar a volta :)

Demolição de antiga construção

O terreno tinha uma habitação antiga. Esta habitação segundo as indicações que tínhamos teria mais de 100 anos. Desconhecemos a data exacta, mas foi de grande importância existir esta casa, visto tornar o terreno na categoria "Urbano".

Apesar de todo o valor da antiga habitação, estava prevista a demolição da mesma. Foi o que se passou no passado mês de Dezembro:

Antes:


Depois: