segunda-feira, 6 de julho de 2009

Isolamento da Cobertura

A cobertura da nossa casa tem duas áreas distintas, uma não habitada e outra propicia a ser habitada. :)

A zona não habitada coincide com toda a área privada da casa, entenda-se escritório e quartos. O isolamento nesta zona foi efectuado com poliuretano projectado.


É uma zona com acessibilidade muito reduzida, não andará ninguém por cima nem levará betomilhas.

O isolamento das lajes dos tectos é uma parte fundamental para a melhoria do comportamento térmico de uma casa. Durante o projecto, tínhamos analisado a possibilidade de colocar XPS de 3cms nesta área. Porém, após alguns testes e relatos de experiências, acabámos por optar pelo poliuretano projectado.


O poliuretano projecto tem uma vantagem de aplicação relativamente às placas de XPS. Pelo facto de ser projectado, consegue-se "tapar" todos os buracos e recantos. As experiências que ouvimos com o XPS é que além de ser um trabalho moroso e com muita mão de obra, é que não se consegue obter uma laje inteiramente coberta, ficando sempre um ou outro pedaço com umas aberturas.


Contudo, também ouvimos alguns comentários acerca da eficácia do poliuretano, que ao fim de uns anos poderá perder as propriedades de isolamento que têm. Até lá, iremos ver como se comporta.

Após a aplicação e a secagem, foi feita uma medição com um pequeno prego, a fim de validar se tinham sido respeitados os 3 cms de poliuretano projecto que tínhamos pedido... ;)


Na zona onde poderemos vir a utilizar o sótão, o isolamento foi colocar sobre a telha. Nesta fase foi colocado folha de alumínio com bolhas de ar.

Consiste em colocar sobre toda a área de telhas umas folhas de alumínio, que são depois juntas através de uma fita plástica de alumínio.

Este isolamento surpreendeu-nos pela positiva. A temperatura nesta zona do sótão encontra-se mais estável, nunca aquece significativamente nos dias de calor nem fica demasiado frio. Quando comparada com a cobertura do lado, onde não tem nada debaixo da telha, a diferença é evidente. No outro lado, a temperatura sobe imenso e o ar frio entra por todo o lado.
Quando viermos a usar o sótão, iremos revestir o mesmo com pladur e por cima do pladur deverá levar lã de rocha ou lã de vidro...
Até lá, fica fechado :)


Se quiserem saber mais sobre este tipo de material de isolamento, podem consultar aqui:

http://www.spacereflex.pt/upload/pdfs/Fichas%20Tecnicas%20PT/FT%20-%20SR41%20-%20PT.pdf

2 comentários:

Unknown disse...

COM AUSÊNCIA DE PLACA DE TECTO NÃO FICA COMPROMETIDO O ISOLAMENTO? PELO MENOS FICA BEM MAIS BARATO, NÃO É? (DIGO EU...)

Mateus disse...

Então e o isolamento das paredes exteriores? Foi esquecido? É tão importante quanto o da cobertura! Vi várias fotos de paredes exteriores feitas apenas com um tijolo. Em resposta ao comentário anterior, a cobertura ser feita com laje de betão não ajuda em quase nada ao isolamento, teria sempre de ser complementada por isolamento.