segunda-feira, 6 de julho de 2009

Caixas de Estore

Recentemente foram montadas as caixas de estore. Que além de serem imensas, são enormes. :)


Dá outro aspecto à casa, que com as janelas fechadas começa a ganhar outra forma.

Tirando aquelas as janelas pequenas dos WCs, todas as outras janelas têm vãos com mais de 2m.

A aplicação das caixas de estore, teve que ser estudada, visto termos algumas particularidades na obra. Por exemplo, a parede de alvenaria apenas tem 22 cms de largura, mais os rebocos. A largura da caixa de estore é 25 cms. Isto implica que ao aplicar o isolamento EITCS, se tenha que colocar perfis de EPS mais finos na zona das caixas de estore.

A ficação da caixa tem que ser efectuada no topo e nas laterais, nesta fase.

Outra condicionante que encontrámos foi o facto de querermos a abertura da caixa pelo exterior, reduzindo assim as aberturas para o interior, melhorando o isolamento interior.

Com as caixas aplicadas, o aspecto por dentro era outro. Finalmente começámos a ver o formato da janela.

Nas janelas com um vão superior a 2 metros, serão usados estores accionados por motor eléctrico, enquanto nas janelas mais pequenas serão manuais. :)

Nesta fase, tanto por dentro como por fora, as caixas ainda estavam visiveis. Foram posteriormente rebocadas e colocada rede pelo interior para garantir melhor fixação:


Como não iremos utilizar cantaria na janelas, a fixação da caixilharia vai ser efectuada a uma peça de alumínio, que foi fixada às parede e à caixa de estore. Alémde aparafusada, foram preenchidos os espaços com poliuretano projectado, que ao expandir tapa todas as brechas, garantindo uma melhor fixação.
A caixilharia das janelas, vai ser aparafurada a esta régua de alumínio, ficando a abertura da caixa de estore pelo exterior.


Embora designados de Estores Térmicos, têm pouco de térmico. Os nossos são semelhantes aos da imagem abaixo, que são preenchidos com poliuretano. Não acredito que tenham qualquer melhoria ao nível de isolmento, mas ficam um pouco mais resistentes.

3 comentários:

Unknown disse...

Gostei do pormenor da barra de alumínio. Uma pergunta: Colocou algum material isolante no interior da caiza de estore?

Renato disse...

Estou a pensar aplicar esta solução de caixa estore acessível pelo exterior (de preferência com comando eléctrico para evitar pontos de contacto com o interior), pelo que achei o artigo muito interessante. Só não consigo perceber em que alinhamento corre o estore, e como é feita a tampa de acesso - material, fixação, etc., pelo que muito agradeço se me puderem dar uma ideia (foto, esquema). Obrigado

Anónimo disse...

fernando1966Amigo estive a ler seu comentario...a propria caixa no interior, é revestida de esferovite..abafa o som descida/subida e protege da humidade,ja vem assim de fabrica...
Agora o ponto de acesso pelo exterior é 1 bocado dificil...nao é k nao se faça...mas sim a simplicidade como desmontam o estore...nao ofereçe resistencia á gatunagem, daí de ser sempre a abertura pelo interior...mas se morar num andar a partir do 2º, podera se fazer a colocação de 1 caixa exterior....