sexta-feira, 27 de fevereiro de 2009

Piso Térreo e Escadas

Pensávamos que no Carnaval a obra estaria parada, mas fomos surpreendidos. Ao que parece, antes preferiram ir hoje mais cedo para casa! :)


Foi preparada a laje do piso térreo, que consiste em dois tipos de placa. Placa maciça e placa aligeirada.

A placa aligeirada efectuada em parte do piso térreo, terá uma caixa de ar com cerca de 60 cms. Está assente sobre as fundações e as sapatas, sendo circunscrita por uma viga completa em toda a área. A Caixa de Ar, vai permitir uma distância suficiente para evitar humidades ascendentes.

Esta placa é constituída por vigotas e blocos de cimento. Por cima desta estrutura, é colocada uma malha de ferro e depois betão. A imagem seguinte dá uma ideia do que é a placa aligeirada.

A opção de placa aligeirada ou placa maciça não é do construtor. É algo que está definido em projecto de estabilidade, parte do projecto de especialidades. Deve ser com o Engenheiro responsável por esses documentos que deve perceber qual o tipo de placa a utilizar em cada uma das situações.
Desta maneira, até se evita o desperdício de cofragem que ficaria debaixo da placa.
A placa maciça que irá cobrir toda a área do piso inferior. Será uma estrutura de ferro e betão.
Tivémos oportunidade de ver a estrutura de ferro antes do enchimento desta placa. Impressionante a quantidade e a qualidade do trabalho feito pela equipa de Cofragens nesta placa, numa tarde...
Foram igualmente preparadas as vigas todo em redor da área do piso térreo.
Noutras áreas trabalhou-se na estrutura de escadas. No exterior foram preparadas as sapatas e um pilar que irão suportar a escada do quintal para a varanda.

No interior da garagem, fez-se a cofragem para a escada interior. Esta escada irá estar numa zona de circulação, devidamente separada da zona de garagem.

2 comentários:

Anónimo disse...

Está linda!!!!

Anónimo disse...

Não se esqueça de colocar "respiros" para a caixa de ar sob essa placa aligeirada.

Fez bem em colocar essa placa para evitar ter o chão sobre a terra e assim evitar humidades ascendentes, mas se não ventilar essa zona vai ter muitos mais problemas com as condensações.