quarta-feira, 25 de fevereiro de 2009

Elevou-se do chão

O ritmo é alucinante e diariamente existem coisas novas a surgir por toda a obra. Estas fotos já têm uns 5 ou 6 dias, mas mesmo assim têm pormenores que considerámos importante partilhar.

Tínhamos falado na importância de garantir um isolamento da laje de betão nas zonas onde existem terras encostadas. Nesta foto é possível ver esse isolamento, efectuado com a membrana plástica (manta de pitôns) e com uma camada drenante em pedra.


Em toda a área em redor deste piso, foi colocada uma camada de pedra, que garante que existe sempre um "canal" para passagem de águas:


Esta camada de pedra, vai garantir que a terra húmida não está encostada à laje de cimento, ao mesmo tempo garante que as águas possam fluir internamente.


Além de garantir um afastamento das humidades da laje de betão, é um importante reforço para eventuais passeios que sejam construidos de futuro em redor da casa. Pelo facto de ser pedra, que foi "prensada" pela retroescavadeira, é pouco provável que venha a ceder.

Noutra área, começou-se a trabalhar no piso térreo. Foram efectuadas as fundações e sapatas. Nesta imagem , já se percebem as esquinas onde estão os WCs, devidamente virados a norte.


O Alpendre que dá acesso à entrada, também começou a ganhar forma. Também esta zona fica virada a Norte, estando prevista uma cobertura para minimizar os efeitos do vento.

2 comentários:

afsantos disse...

Impressionante como hoje em dia, a rapidez com que se faz a estrutura de uma casa... é sempre a aviar.

um abraço e que daqui para a frente corra tudo pelo melhor.

Filipe

juik disse...

meter geotextil sobre as pedras