terça-feira, 14 de julho de 2009

Aplicação da Pedra de revestimento da fachada - Lioz

Eis a primeira impressão da pedra de revestimento, Lioz :)


Uma vez as pedras cortadas, dado o acabamento, é altura de se iniciar a colocação das mesmas na parede. Começámos pelo exterior, onde aplicámos Lioz no revestimento de uma fachada que divide a casa.
É uma parede que separa toda a área privada da área pública dentro de casa. Esta parede, que se vê por fora...


continua pelo interior!


Existem alguns pormenores de acabamentos que gostaríamos de partilhar.
Em primeiro lugar, foi feito um rasgo em todas as pedras, num dos lados com maior comprimento. O efeito desse rasgo, designado de alheta, é uma continuidade da pedra, como se fosse apenas pedras muito grandes dispostas umas sobre as outras:


Nas zonas do telhado, mantivemos a alheta na horizontal, para desespero dos ladrilhadores, que tiveram que andar a puxar pela cabeça para aproveitar pedra e decidir como haviam de fazer os cortes!



Quanto ao acabamento, para o exterior optámos pelo Escovado. É um acabamento muito pouco explorado pelos construtores e arquitectos, contudo o resultado final é espectacular. A pedra fica lisa, como se fosse polida, as cores ficam mais uniformes e fica com uma rugosidade tipo folha de papel. Isto porque em pedras que tenham vários veios, como é o caso do Lioz, o escovar vai "desbastar" as zonas em que o veio é mais mole. Parece pedra velha, mas com acabamento moderno e ligeiramente brilhante... :)


Pormenor do tipo de trabalho para os "topos" da parede:

O rugoso da imagem acima, são os veios da pedra que são mais moles e que sofreram maior erosão por parte do acabamento escovado!














1 comentário:

ICP disse...

Excelente trabalho de acabamento, obrigado pela divulgação.

Considero a partilha de informação como algo nobre e de extrema importância para o desenvolvimento da Arq.

Utilizarei esta informação como referência e exemplo para o revestimento de um trabalho que estou a desenvolver.

Com os meus melhores cumprimentos.

ICP.