segunda-feira, 6 de julho de 2009

Construção de fossa séptica estanque

Nos exteriores avançou-se com as marcações e escavações para a construção da fossa séptica. Visto estarmos num local onde estamos impossibilitados de ligar à rede pública de esgotos, o processo de especialidades contemplava a construção de uma fossa séptica, com 3 tanques.


Além de preparar a abertura da vala maior para a fossa, foi necessário abrir um conjunto de canis para a passagem das tubagens, que estão pelo exterior da casa.


Após efectuar todas as escavações iniciaram-se os trabalhos de construção da fossa própriamente dita. As dimensões foram qualquer coisa com 4/5 metros de comprimento, 2,5 de largura e 2 de profundidade.


As paredes interiores foram rebocadas e isoladas, evitando ao máximo a infiltração de águas nos terrenos da vizinhança.


De seguida fez-se as tampas que serviram para o despejo e à terraplanagem para ficar tudo mais uniforme :)

As condições do terreno não foram propicias à instalação de uma fossa biológica, como tínhamos referido em tempo. Encontrámos muita rocha no fundo e terreno muito irregular.

Contamos não ter problemas com esta parte da construção, que é um assunto muito mal cheiroso para se mexer novamente :)

2 comentários:

Unknown disse...

Boa tarde!

Desculpem-me este aparte, a fossa não seria, bem como as respectivas caixas de saneamento em bloco de cimento, visto a ficarem enterrados.

cumprimentos, Paulo Teles

Anónimo disse...

Peço que esclareça melhor o tipo de fossa que fez, pois não existe fossa séptica estanque. Ou é fossa séptica, ou é fossa estanque. Cada uma serve para uma situação bem distinta, conforme andei a pesquizar para a minha casa.

Pelo que li, a fossa séptica exige acoplado um posso absorvente ou trincheiras de infiltração. Também li que estes dois elementos têm que ser bem dimensionados. A fossa séptica por um lado e poço absorvente ou trincheiras de infiltração por outro.

A fossa estanque não exige nada disso.

Obrigado.