sexta-feira, 29 de maio de 2009

Tubagens e mais tubagens

Esta é uma fase de evolução a cada hora que passa. Após as marcações estarem definidas, a abertura de roços é muito rápida.

Nesta imagem podemos ver a passagem de um ponto de luz do tecto, vindo directamente da placa, do piso superior (sótão).
Evita-se abrir roços nas placas que mais tarde podem resultar em rachadelas...


Após as abertura de roços são colocadas caixas nos diversos pontos bem como os tubos para ligação. Os tubo cinzentos da imagem abaixo são muito rijos, mesmo aquele anelar, que tinham fama de ser tubos fracos, suportam muito peso. (mesmo pisados não se danificam)




Existem pormenores que escapam. Este de colocar os quadros eléctricos no Hall de entrada, podem fazer muito sentido para a segurança, mas esteticamente é muito desagradável.

Para quem tiver em projecto e se tiverem a possibilidade, peçam para retirar os quadros da vista das visitas :) Desconheço se podem ficar numa despensa algures, mas era preferível...

Primeiro as caixinhas com alguns tubos....


Passado pouco tempo, com muitos tubos :)




E um quadro eléctrico com disjuntores por cada piso. Este é o do piso inferior para a casa das máquinas:


Todos ligados ao sistema de Terra, que está na rua :)
Entretanto, no piso térreo que surgem tubos atrás de tubos... A azul e vermelho, TV e telefone (penso eu), a verde a rede estruturada e a preto tubagens para o Aquecimento Central:


As tubagens do Aquecimento Central são em cobre, protegidas por uma espécie de esferovite. Após a montagem de todo o circuito, são colocadas à carga com uma pressão elevada durante várias semanas, a fim de serem detectadas fugas.


Para mudar de cores, passamos para os tubos brancos que são usados no sistema de Ar Condicionado.

Terminam numas caixinhas pretas, colocadas em pontos estratégicos para uma melhor distribuição e circulação do ar.


Depois, cada caixinha preta tem um conjunto de tubos que seguem para o local onde ficarão os motores de Ar Condicionado:

Algures os tubos começa a juntar-se :)



Até chegarem ao local de destino. Definimos com a equipa de instalação dos sistema de Aquecimento e Ar Condicionado que o melhor local para colocar os motores, seria debaixo destas escadas. Estão à sombra a maioria do tempo e protegidos das chuvas. Ficam melhor à vista, do que pendurados nas paredes :)

1 comentário:

Tiago disse...

Não tendo a certeza julgo que os tubos azuis e vermelhos costumam ser utilizados para a água.
Muitos Parabéns pela bela casa que o sr. está a construir.
Cumprimentos