quarta-feira, 8 de outubro de 2008

Orçamentos

Para quem se aventura nisto de construir a nossa casa, a fase de orçamentos é de ir às lágrimas.

Tipicamente, os orçamentos não têm rigor, poucos reflectem as características dos projectos e para a mesma casa, existem orçamentos com uma diferença de preço tão grande, que ficamos a pensar se entregámos o projecto correcto...

1 comentário:

anita disse...

Boa Noite a todos,

vi o vosso blogg e assim como tantos outros blogges que já visitei senti novamente que o "bicho papão" dos construtores anda ai!! :)
Vejamos, um orçamento de uma moradia, tal como li em algum lado, deve-nos dar a imagem da casa a crescer, ter todos os passos, materiais e até medições.
Mas a parte das medições e quantidades deve ser entregue junto com o projecto no acto de pedido de orçamento. O que nunca acontece, e porquê? Porque quem projecta cobra esse valor à parte do próprio projecto, muitos donos de obra nem pondera a hipótese de haver um mapa de quantidade a acompanhar o projecto. Assim o construtor terá de ter alguém que faça esse trabalho, alguém que conheça o mercado e os valores praticados, etc, o comum orçamentista.
O correcto será ao pedir um orçamento entregar-se o projecto, o mapa de quantidade e uma memória descritiva minuciosa, de forma a que o empreiteiro perceba que há interesse em saber preços reais e que não estamos só à procura de valores de referência para depois ir entregar a obra a outro. E além disso quanto menos trabalho lhe dermos melhor, até porque ele está a trabalhar de borla.
Não podemos pedir que nos dêem trabalho à borla na esperança que possam vir a ganhar a obra. A falta de profissionalismo dos construtores espelhasse na falta de respeito de muitos donos de obra à procura do mais barato sem olhar a ética ou bom senso. Se queremos qualidade temos d a procurar e muitas vezes pagar por ela.
Já cheguei a ouvir comentários que me deixaram tonta de tanta hipocrisia como amigos que me aconselharam a pedir preço a um construtor porque os seus orçamentos eram muitos bem detalhados e tinham todas as medições, os preços não eram convidativos mas isso não importava porque depois podia pedir preços a outros construtores e entregar já toda a informação, aqui não posso criticar construtores que apenas apresentam um preço por cada etapa de trabalhos realizados ou um preço geral também chamado de chave na mão.
Há que saber gerir a nossa vida financeira mas não o tentar fazer à conta do trabalho de outros.
Antes de adjudicarem o projecto, falem com o vosso projectista e analisem a questão, por mais uns cêntimos consegue-se o mapa de quantidades, e se a moda pegar, pode ser que num futuro próximo já não seja necessário negociar este tipo de documentos, e passem a ser habituais como já deveriam ser.

Saúde
Anita