sábado, 18 de outubro de 2008

Como gerir a construção?

Gerir a construção de uma casa implica gerir um projecto complexo!

Iniciámos a nossa "aventura" com a ideia de sermos nós a gerir o projecto, contratando empreitadas para as diferentes fases de construção. Primeiro alguém para a estrutura, depois outro para as alvenarias, depois electricidades, águas, etc...

Defendemos esta ideia durante muito tempo, considerando que existe uma poupança associada a este tipo de "gestão", através de um maior controlo dos materiais e tempos de cada fase.

Ainda não avançámos com a construção, mas abandonámos por completo a ideia de sermos nós a "gerir este projecto".

Analisando as supostas vantagens...

  • Maior Controlo de materiais - Errado. O "subcontratado" aproveita-se de ser o dono da obra a comprar e pede quantidades em excesso. Se sobrar, leva-se para outra obra...

  • Menor Tempo de Projecto - Errado. Qualquer que seja a fase, o "subcontratado" prefere ir fazer uma obra de um construtor conhecido, do que um particular. A razão? Muito simples, nós vamos precisar dele uma vez, enquanto um construtor dá-lhe trabalho o ano inteiro! Os atrasos do tipo..."Afinal amanhã não posso, só para o mês que vem que apareceu-me uma obra" começam a ser constantes! Provavelmente, só vão avisar no dia anterior à data combinada, pelo que não nos vão dar possibilidade de recorrer a outro contacto...

  • Menor custo - Parece-nos errado! O tempo também custa dinheiro e construir uma casa assim, é coisa para dois anos, ou mais! Além da disponibilidade necessária para pedir e avaliar vários orçamentos - (4 orçamentos por fase - estrutura, alvenaria, cobertura, electricidade, água, esgotos, gás, aquecimento, isolamento, estuques, pintura, carpintaria e outros que vão aparecendo...) Ainda não referi o tempo perdido a escolher, estudar e comprar materiais... O que identificámos como potencial de poupança, é inferior ao que estamos dispostos a pagar para ter a casa mais rapidamente e sem chatisses...

Acho que quem estiver a pensar em construir a sua própria casa, fazendo uma gestão dedicada do projecto, deve pensar bem no que está a fazer. Ao longo do tempo que andamos nisto, fomos conhecendo casos em que houveram problemas, complicações, custos adicionais e exorbitantes, atrasos, que nos fizeram afastar essa hipótese!

Procurem alguém que tenha passado por isso e peçam-lhes para serem muito sinceros, quer tenha corrido bem, ou mal! :)

4 comentários:

afsantos disse...

Decisão acertada, já sabes se precisares tou cá para ajudar.
Um abraço
Filipe

anita disse...

Cá está o que se falou nos orçamentos, tempo é dinheiro.
Acho que tomaram uma decisão muito acertada, afinal os gestores de projecto estudaram por algum motivo, senão qualquer um poderia ser um gestor de projectos.
Ainda não estão muito divulgados mas já há muitos gabinetes de engenharia que fazem gestão de projecto por avença. Para mim é a escolha acertada.
Boa sorte!

Saúde
Anita

Anónimo disse...

´ja tive 2 casas e fiz das 2 maneirs! recomendo fazerem por voces proprios! o que se poupa da pra mobilar a casa toda, nem pensei 2x! se bem que requeira uma maios disponibilidade nossa!

juik disse...

é evidente que quem não perceba nada do assunto e mesmo percebendo não tenha tempo para acompanhar a obra pessoalmente e diariamente é melhor estar quieto, agora que se poupa muito dinheiro isso poupa-se.