sábado, 6 de outubro de 2007

Proteger do vento de Norte

Em alguns locais onde se discute a Climatização de Habitações, como o Forum da Aldeia Global ou o Forum da Casa, surgem indicações acerca de boas práticas para as fachadas Norte.

Tal como vimos anteriormente neste post, iremos deixar o Norte da casa para parte da cozinha, Hall de entrada, uma sala de arrumos e um WC. Visto termos sempre um ventinho de norte, foi também pensado deixar algumas aberturas para arrefecimento natural.

A imagem abaixo é uma vista de Nordoeste da casa.



A parede com um tom de laranja corresponde à parte norte da cozinha. Para diminuir o impacto do vento, foi pensada uma pequena pala que cobre este terraço. Esta pala deverá evitar exposição directa da parede à chuva, mesmo que seja "batida" pelo vento.

Por forma a optimizar a iluminação natural no mesasino, foi colocada uma janela no 1º piso. Esta janela garante a iluminação natural, bem como uma abertura para entrada de ar proveniente de Norte nos dias mais quentes. A abertura desta janela e uma das janelas da sala, irá permitir a circulação de ar de forma natural, contribuindo assim para uma diminuição da utilização do Ar Condicionado.

A Sala tem acesso para este terraço através de uma porta oscilo batente, sendo mais um ponto de circulação de ar.


Por seu lado, fomos muito mais restritivos no que se refere a Nordeste. Esta parte da casa ficará abaixo da linha do terreno. Mesmo não havendo terreno encostado à casa, o terreno ficará a 4-5 metros de distancia e a 2 metros de altura.
As casas dos vizinhos têm as paredes muito manchadas pela humidade... em alguns casos, o verde do musgo é bem visível.

Optámos apenas por uma pequena janela na sala de arrumos e janelas viradas a Oeste para os WCs.

2 comentários:

Anónimo disse...

http://pt.wikipedia.org/wiki/Ponto_cardeal
(Pica)

Anónimo disse...

Mesmo não havendo terreno encostado à casa, o terreno ficará a 4-5 metros de distancia e a 2 metros de altura.

Enganar ribeirinho que corre
É por ele sempre enganado
O ribeirinho não morre
Vai correr por outro lado

Tome toda a atenção ao muro de suporte que vai construir, ás águas que irão infiltrar-se no terreno acima.

É frequente as águas infiltrarem-se, passarem por baixo do muro, do terreno impermeabilizado entre o muro e a casa, e infiltrarem-se onde menos se quer.

Não querendo questionar os méritos do seu projecto, defendo que qualquer projecto deve enquadrar-se no meio envolvente, o que não me parece seja o caso, alheando-me deste facto até gosto.

Que tudo corra bem.

(Pica)