domingo, 16 de setembro de 2007

Alumínio ou PVC: Qual a melhor opção?

O projecto de Especialidades contempla um documento designado "Isolamento Térmico". Este documento irá garantir a qualidade do isolamento, sendo alguns dos materiais um factor importante.
A procura de uma solução de caixilharia de boa qualidade e com um custo razoável, leva-nos a perguntar, Alumínio ou PVC?

Esta é uma questão, que por muito que se procure, ninguém responde de forma clara e exacta. E não basta procurar na Internet. Ao falar com profissionais do ramo, as opiniões são muito "estranhas".

Os profissionais do Alumínio, referem que as vantagens deste são imensas, por sua vez, os do PVC refutam afirmando "A sua condutividade térmica é 1000 vezes superior à do PVC; logo o alumínio deixa passar o calor da sua casa para o exterior." Cada um puxa a "brasa à sua sardinha", como se diz cá na terra...

Uma pesquisa na net leva-nos a este documento http://www.construlink.com/LogosCatalogos/agi_kfl_caixilharia_folheto.pdf (Fabricante de Janelas em PVC) que apresenta alguns argumentos que considero válidos a favor do PVC, entre eles "O PVC é isolante." ou "O PVC resiste muito bem aos ácidos básicos, aos sais, alcoóis, gorduras e petróleos. Comportam-se por isso de maneira excelente, em zonas com climas mais agressivos, seja junto do mar ou em zonas industriais poluídas. "

6 comentários:

Anónimo disse...

há coisas mais "abstractas" que são uma mais valia relativamente aos materiais a escolher e associam-se directamente aos sentidos que temos...o "toque" de um caixilho em pvc é absolutamente superficial...já alumínio, menos mal...madeirinha é que era, ainda por cima com um desenho de casa "neo-tradicional". Bo a sorte na obra e felicidades!

PieMe disse...

No meu caso a minha casa tem 16 buracos (portas+janelas) e entre o aluminio lacado com corte termico e oscilobatente e o pvc oscilobatente, o pvc fica cerca de 50% mais caro em relação ao aluminio..... é dinheiro.
Uma grande vantagem para o pvc é que existem janelas monbloco onde o estore faz parte do perfil eliminando correntes de ar pela caixa de estore, uma grande desvantagem é o factor ambiente. em caso de incendio o pvc liberta vapores toxicos e por tal já está proibido completamente em alguns paises da UE, proibido em alguns paises em edificios publios e sem legislação noutros paises da UE.
O aluminio mesmo com corte térmico, vai condensar sempre a humidade pela parte de dentro da casa... em resumo, penso que o pvc seja melhor e com mais soluções mas continua a ser caro...sem falar nas questões ambientais...

Anónimo disse...

Boas...

Para uma casa particular á escolha acertada é o PVC, se puderes investir um pouco... PVC Finstral de folha oculta com capeamento a aluminio, preço/qualidade do melhor... Compara com uma caixilharia de aluminio com corte termico!! Valores de transmitência, a aparência no exterior é de aluminio e os valores de isolamento são PVC.

juik disse...

um bom perfil de aluminio fica mais ou menos pelo mesmo preço de um bom pvc,eu prefiro aluminio (em termos térmicos a diferença a considerar é só a da superfície dos perfis que relativamente á janela ficam em cerca de 3/4% não indo daí qq mal ao mundo)

Marisa disse...

Olá, tb me deparo com o dilema das caixilharias para janelas... Mas e o vidro? A que conclusão chegam das perdas termicas? Não se perde mais pelo proprio vidro que pela caixilharia? E os vidros mais caros XPTO? Isolam bem? Levam-nos à falencia seguramente, não? Boa sorte Aguardo "partilha" de ideias e pesquisas!

Anónimo disse...

TRABALHO COM ANBOS E COM OS MELHORES POR EXEMPLO PVC FINSTRAL MAS NA MINHA OPENIAO O ALUMINIO DE CORTE TERMICO E DE LONGE A MELHOR ESCOLHA ,VAI AO PRUMENOR NOS ACESSORIOS E NA QUALIDADE .
O VIDRO XPTO E SO PARA GASTAR DINHEIRO UM VIDRO COM UMA BOA CAIXA E SUFECIENTE