sexta-feira, 29 de maio de 2009

Cantarias

Os dias passam e a obra avança. Foi altura de colocar as cantarias na casa. A pedra escolhida foi o marmóre extremoz branco.
Após uma pesquisa intensiva conseguiu-se arranjar a matéria prima para poder produzir umas cantarias branquinhas :)


Como podem ver, apenas vamos colocar os "peitos" nas janelas.

E as soleiras nas portas:
Esta foto foi retirada com a cantaria molhada. :) Aqueles traços parecem rachadelas, mas não são :)
Esta deu trabalho a 3 para a metermos na janela. Além dos seus 217 cms de comprimento, tem cerca de 40 de profundidade e 4 de espessura! :)

As soleiras da garagem estavam a aguardar para ir para o local delas. Já são de umas chapas de mármore extremos branco, de qualidade diferente das anteriores... nota-se bem :)


Pequeno pormenor de execução das cantarias. Uma pequena "bochecha" de lado, que tem como objectivo garantir que não se infiltra água entre a cantaria e a parede ;)
Uma marca de qualidade do trabalho de esculpir pedra que se tem vindo a perder com o tempo...

Tubagens e mais tubagens

Esta é uma fase de evolução a cada hora que passa. Após as marcações estarem definidas, a abertura de roços é muito rápida.

Nesta imagem podemos ver a passagem de um ponto de luz do tecto, vindo directamente da placa, do piso superior (sótão).
Evita-se abrir roços nas placas que mais tarde podem resultar em rachadelas...


Após as abertura de roços são colocadas caixas nos diversos pontos bem como os tubos para ligação. Os tubo cinzentos da imagem abaixo são muito rijos, mesmo aquele anelar, que tinham fama de ser tubos fracos, suportam muito peso. (mesmo pisados não se danificam)




Existem pormenores que escapam. Este de colocar os quadros eléctricos no Hall de entrada, podem fazer muito sentido para a segurança, mas esteticamente é muito desagradável.

Para quem tiver em projecto e se tiverem a possibilidade, peçam para retirar os quadros da vista das visitas :) Desconheço se podem ficar numa despensa algures, mas era preferível...

Primeiro as caixinhas com alguns tubos....


Passado pouco tempo, com muitos tubos :)




E um quadro eléctrico com disjuntores por cada piso. Este é o do piso inferior para a casa das máquinas:


Todos ligados ao sistema de Terra, que está na rua :)
Entretanto, no piso térreo que surgem tubos atrás de tubos... A azul e vermelho, TV e telefone (penso eu), a verde a rede estruturada e a preto tubagens para o Aquecimento Central:


As tubagens do Aquecimento Central são em cobre, protegidas por uma espécie de esferovite. Após a montagem de todo o circuito, são colocadas à carga com uma pressão elevada durante várias semanas, a fim de serem detectadas fugas.


Para mudar de cores, passamos para os tubos brancos que são usados no sistema de Ar Condicionado.

Terminam numas caixinhas pretas, colocadas em pontos estratégicos para uma melhor distribuição e circulação do ar.


Depois, cada caixinha preta tem um conjunto de tubos que seguem para o local onde ficarão os motores de Ar Condicionado:

Algures os tubos começa a juntar-se :)



Até chegarem ao local de destino. Definimos com a equipa de instalação dos sistema de Aquecimento e Ar Condicionado que o melhor local para colocar os motores, seria debaixo destas escadas. Estão à sombra a maioria do tempo e protegidos das chuvas. Ficam melhor à vista, do que pendurados nas paredes :)

quinta-feira, 28 de maio de 2009

Roços para tubagens

No interior os trabalhos avançam. Após a conclusão da alvenaria interior, procedeu-se à marcação do local onde vão passar as mais diversas tubagens. As pinturas dos roços evidenciavam o que seria partido dias mais tarde :)

Marcação para as tubagens do Aquecimento Central:



Marcações para as tubagens das instalações sanitárias:

Local do Urinol!!


O tubo mal metido e mal tapado que ainda vai ter que ser partido:

Visto haver algumas loiças que serão suspensas, teve que se abrir grandes buracos para que a estrutura de fixação fique bem presa!


Lavatórios. É 1? São 2? Nesta fase era um mistério... mas resolveu-se a tempo :)



Noutras zonas as marcações era para tubagens electricas e de rede estruturada, tal como definido no projecto de especialidades ITED:

Nos dias de hoje, as televisões penduram-se na parede. Para tal, colocámos as tomadas de electricidade e saídas TV na parede. Evita-se de futuro ter fios esticados. Além de inestético é pouco funcional.


Na cozinha é tubos de todo o tipo, electricidade, redes de águas, rede de gás e esgotos...


Na sala considerámos a possibilidade de vir um dia a ter um sistema de som com várias colunas. Assim, foi colocada uma caixa com saídas para diversos pontos da sala. Pretende-se evitar fios no chão e afins...


Velho resguardo da cozinha

A casa que estava no local tinha mais de 100 anos. Não sabemos ao certos quantos mais anos, mas estava para lá do primeiro século de vida.

Segundo parece, era tradição e regra colocar na chaminé da cozinha uma madeira a fazer o resguardo do beiral. Esta foto foi tirada quando a casa ainda estava de pé:

Pensámos em aproveitar aquela madeira para colocar algures na nossa casa, preservando assim um pouco das estórias que já se passaram neste local. Contudo, tínhamos a impressão que o mesmo estaria pobre, devido à idade e à exposição a humidades durante vários invernos.

Qual não foi o nosso espanto quando a casa foi demolida, ficou de fora!!! :) As primeiras impressões eram boas, poderia ter sido um golpe de sorte e não se partiu. Ou poderia estar partido na parte soterrada...
Nada disso, está de boa saúde, tanto que deu imenso trabalho arrastá-lo dali para um local onde não fosse destruído durante as fases de escavação.



Este é o aspecto dele. Após um século de utilização numa chaminé, mais umas dezenas de anos que a árvore deveria ter, será de novo aplicado a uma chaminé. Desta vez, da churrasqueira! Estávamos a fazer os primeiros ensaios... parece que foi feito para os 186 cms que esta parede tem :):)





Algeiroz e o seu isolamento

Após a preparação de toda a cobertura, procedeu-se ao isolamento dos Algeirozes. Foram igualmente feitos alguns "canais" para escoamento de águas. Embora pareçam muito funcionais (e são, que já tivemos oportunidade de ver) prevejo que tenha que ir ao telhado de tempos a tempos garantir que os mesmos não entopem!




É que os pássaros adoram estes locais para nidificar :)

O isolamento foi efectuado com um produto que parece borracha. (Vou tentar obter o nome correcto) A água não se agarra e aparentemente, o isolamento funciona bem. O tempo dirá se é a solução ideal.


A cumeeira foi terminada:


Ficaram a faltar os "corta-fogos", que ainda não sabíamos como ficavam com o ETICS.






domingo, 3 de maio de 2009

Cobertura completa... ou quase!

O ritmo é uma loucura, falta imenso tempo para ir inserindo actualizações diárias no nosso blog, mas vamos lá tentar recuperar um pouco o que ficou para trás.

Nesta altura estava terminada a maioria dos trabalhos na cobertura.

Faltava a parte de cima do telhado (semalha?) que não temos a certeza do nome. :)

Bem como os "corta-fogos", que estávamos a aguardar indicações de como os mesmos deveriam ser montados, para não prejudicar o trabalho na fase do isolamento.

Todo o telhado irá desaguar num conjunto de algeirozes, que foram previamente estudados!


Ainda faltavam efectuar os trabalhos de mais pormenor, como sendo as partes de telhado junto de chaminés e nos beirais.

As chaminés já estavam ao alto! Faltam ainda o chapéus de chaminé, para dar as mesmas por terminadas.

São no total 3 chaminés: Cozinha, Lareira da Sala e Churrasqueira.


Antes de colocar a cobertura foram colocadas vigas e vigotas para suportar a telhas. As chaminés, são feitas antes do assentamento das telhas, para evitar chatisses. :)



A disposição das chaminés estava previamente definida em projecto. Contudo, não se conseguiu evitar que uma delas não ficasse a estorvar... :

Foi feito uma viga a atravessar todo o sótão, para suportar o peso das vigas, vigotas e telhas. Houve o cuidado de não colocar pilares a meio para não ocupar a área do sótão.



Noutra zona, onde o sótão não será habitado, as vigas ficam mais baixas. Embora se consiga andar por lá, não haverá lá nada. Pensámos em colocar os motores de ar condicionado neste local, mas recomendaram-nos a colocar os ditos na rua. Verificámos dias mais tarde, que faz muito calor nesta zona, em que não houve nenhum isolamento debaixo da telha, apenas na placa.


As vigotas foram fixadas com cimento, garantindo que não saem do local...

Foram feitos os primeiros ensaios com os algeirozes e com as telhas. Tudo bateu certo :)
(na foto, algeirozes ainda sem "inclinação" e sem isolamento)