segunda-feira, 10 de novembro de 2008

Pedir e avaliar orçamentos...

Pedir orçamentos é o principal mecanismo de selecção para efectuar a adjudicação da obra.
Contudo, após termos efectuado esta tarefa "n" vezes, existem algumas dicas que consideramos ser importantes de seguir, com vista a diminuir o tempo desta fase e melhorar a qualidade final.
As dicas seguintes não são infalíveis, mas são algo a pensar seriamente:

  • Referências do empreiteiro - É importante que se tenha um conjunto de referências do empreiteiro. Saber que obras é que ele fez e vai fazer, quais os problemas que houve durante a construção, como foram resolvidos e quais os métodos de trabalho. No ponto ideal é arranjarem alguém que esteja a habitar numa casa construída pelo empreiteiro e que seja de confiança para dizer o que correu bem e correu mal. Se puderem lá ir ver, melhor ainda...
  • Saber o que se quer - Ser pouco rigoroso e não se saber o que quer, juntando a isto um projecto que nunca está completo, pode ser bastante inglório para o empreiteiro. Tipicamente, isto irá resultar num orçamento sem muito detalhe, com várias omissões e valores calculádos em excesso, contanto assim com o factor "caganço".

Após de uma ideia a quem pedir orçamentos e como pedir, devem começar a pensar na avaliação e selecção dos empreiteiros.

O "Saber o que se quer" é muito importante para a avaliação. Se os orçamentos foram pedidos todos da mesma maneira, avaliar os mesmos é relativamente fácil. O mesmo não se pode dizer se os orçamentos foram todos diferentes na "forma"...

Para avaliação do orçamento, poderemos considerar que o preço é o principal factor de decisão. Pode ser, mas achamos que existem outros factores a ter em conta.

Estes são alguns pontos que nós tivemos em consideração quando avaliámos os orçamentos recebidos:

  • Simplificação da Lista - Ordenando os orçamentos pelo preço, retirar o mais caro e o mais barato. Estes são colocados de lado e não são considerados.
  • Tem "Alvará"? - Os que não têm alvará são igualmente colocados de lado. Os empreiteiros podem não ter alvará, cobram uns aos outros e as obras fazem-se. Mas é como ir num passeio de autocarro, com um condutor sem carta... Além de irresponsável, é ILEGAL e dá direito a uma multa considerável.
  • Compreensão das diferentes fases - Nada pior para se ler, do que um orçamento que passa da estrutura para os móveis da casa de banho e depois está nas fundações novamente. Quando o orçamento é feito com profissionalismo, isto não acontece. As diferentes tarefas são agrupadas em fases e à medida que se lê o orçamento "lê-se" a casa a crescer.
  • Omissões e afins - Nem sempre está tudo explícito nos orçamentos. Para detectar estas falhas, o ideial é criar uma tabela onde se descrevem as diferentes fases e as diferentes tarefas. De seguida, analisa-se cada orçamento e identifica-se o que está descrito e orçamentado e o que falta. Não tem mal nenhum um orçamento não ter o preço dos paineis solares, apenas tem que referir isso. Cuidado com a omissão a referência de valores de IVA... Se quiserem uma tabela de comparação, arranja-se uma, é só pedir.
  • Valores adiantados... - Os pagamentos adiantados devem ser evitados. Quando referem valores de 30% ou 40% na adjudicação, são bons indicadores para meter os orçamentos para o lado. Muitas vezes estes valores vão direitinhos para pagar dívidas de obras anteriores, imaginem que não existe obra a seguir a vossa... Mais, os empreiteiros pagam o material vários dias depois do mesmo chegar à obra, portanto, não é preciso ter muitas pressas. Situações especiais, devem ser analisadas (custos para máquinas, escavações, contadores, etc...) e tratadas na hora.

Nem todos os empreiteiros dedicam muito tempo ao primeiro orçamento. Nós pedimos vários orçamentos, mas apenas iremos adjudicar a um empreiteiro. Todos os outros investiram tempo e não recebem nada por isso. Como tal, os primeiros orçamentos customam ser muito "vazios".

Fundamental a seguir a esta fase é falar com os 2, no máximo 3, empreiteiros seleccionados. Pedir para analisar cuidadosamente o orçamento e se for preciso entregarem uma nova versão com maior detalhe nas actividades, materiais e preços.

Por esta altura, o que temos em mãos são 2 ou 3 orçamentos mais detalhados, com uma descrição dos trabalhos a realizar, sabemos o que está orçamentado e o que falta. Tem que se fazer contas à vida e seguir o "feeling"... Que também é um factor importante. :)

O nosso empreiteiro está selecionado e adjudicado. Já faltou mais para começar!